O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), instalou na manhã desta quinta-feira (13), no Gabinete da Presidência, a Comissão Especial da Área de Proteção Ambiental do Delta do Jacuí, que pretende acompanhar a gestão do plano de manejo da região, debater o funcionamento e as atribuições do seu conselho gestor e buscar alternativas de moradia digna para as famílias que vivem irregularmente no local.
Conforme o proponente da Comissão, deputado Ronaldo Zülke (PT), a área de proteção ambiental criada no governo passado é uma das mais importantes do Estado e merece atenção das autoridades. “Foram criados um conselho gestor e um plano de manejo, mas não temos mais informações sobre o andamento do processo”, explica o parlamentar. “Queremos ajudar para que esse plano seja efetivamente implementado, e isso significa adotar todas as medidas para de fato preservar o Delta, do ponto de vista ambiental, e, por outro lado, regularizar a situação das mais de 5 mil famílias que habitam as cinco ilhas da região”, acrescentou. “É um intenso trabalho que precisa ser feito”.
O presidente do Legislativo, deputado Giovani Cherini, saudou a iniciativa do parlamentar e garantiu apoio total ao grupo técnico, desejando que se chegue ao fim dos trabalhos com uma política de resultados.
A Comissão Especial terá como presidente o deputado Ronaldo Zülke e como membros titulares os deputados Raul Pont (PT), Alceu Moreira (PMDB), Luiz Fernando Záchia (PMDB), João Fischer (PP), Mano Changes (PP), Kalil Sehbe (PDT), Abílio dos Santos (PTB), Francisco Pinho (DEM), Berfran Rosado (PPS), Raul Carrion (PC do B) e Carlos Gomes (PRB). Os nomes do relator e do vice-presidente serão escolhidos na primeira reunião do órgão técnico, ainda sem data marcada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário