A Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema recebeu 36 inscrições, todas de filmes de curta-metragem feitos no Rio Grande do Sul, somando nove horas de produção cinematográfica.
Trata-se do reconhecimento do Parlamento gaúcho ao cinema e aos realizadores gaúchos, sob a perspectiva de que o nosso cinema deve ser estimulado para que recuperemos o posto de terceiro polo cinematográfico do País.
No Fórum de Economia da Cultura, defendemos que o cinema, por ser grande gerador da empregos e renda - assim como as demais atividades culturais -, é estratégico para o desenvolvimento do Estado.
Seleção e exibição
Como o limite da Mostra é de quatro horas, uma comissão formada por profissionais da área vai definir quais deles serão exibidos. Na seqüência, outra comissão vai decidir quem serão os agraciados. A lista de curtas selecionados para a competição será divulgada até 24 de julho. Essas obras serão exibidas no dia 12 de agosto, em Gramado.
Na mesma data, serão conhecidos os vencedores, na cerimônia de entrega dos troféus. Já os prêmios em dinheiro devem ser concedidos no Solar dos Câmara, em Porto Alegre, durante o segundo semestre. A iniciativa do Parlamento gaúcho faz parte da programação do 38º Festival de Cinema de Gramado, que vai acontecer entre os dias 6 e 14 de agosto.
* Com informações do Solar dos Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário