quinta-feira, 24 de junho de 2010

Tem chupim* no pólo naval em Rio Grande

A ave que no Rio Grande do Sul chamamos de chupim tem por característica parasitar seus ovos em ninho alheio para que eles sejam chocados. Infelizmente, de um tempo para cá, esta prática se repete na política gaúcha: a governadora Yeda Crusius trata como suas obras que, na realidade, são financiadas e integram a política de desenvolvimento da União, gestadas e operadas pelo governo Lula. É fácil de entender porque, durante os oito anos de governo FHC, PSDB e seus aliados, tão pouco ou quase nada foi investido no RS.


Assim, nas páginas dos jornais desta quinta-feira (24), estão estampadas noticias de que a governadora descerrará placa que lança oficialmente o Estaleiro Wilson, Sons, em Rio Grande, e que serão investidos U$$ 140 milhões na indústria naval do sul do Estado. É verdade. O que se estranha, no entanto, é que em nenhuma linha foi feita referência de que estes investimentos serão financiados pelo Fundo de Marinha Mercante - FMM (Lei Federal Nº. 3.381/1958), gerido pelo governo federal e cujo Presidente do Conselho Diretor é o Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Senhor Paulo Sérgio Passos, o mesmo que o governo Yeda e seus aliados execraram quando, levianamente, tentaram devolver as estradas que compõem os pólos de pedágio ao governo federal.


Para resgatar a história é bom lembrar que o fundo, no ano passado, aprovou investimentos no País na ordem de U$$ 7 bilhões para serem aplicados em 155 projetos selecionados, dentre eles, dois em Rio Grande: um deles o que foi noticiado hoje. Destes recursos, R$ 5,2 bilhões serão para a fabricação de embarcações de apoio marítimo. Os recursos mencionados serão oferecidos pelo Tesouro Nacional tendo por base a Medida Provisória 472 de 2009 que liberou R$ 15 bilhões para o setor naval via FMM.


É de se perguntar qual é, afinal, a contribuição do Estado para tal investimento. Ou trata-se de mais uma mãozinha da imprensa para acobertar a falta de iniciativa e competência deste governo?


* O chupim (Molothrus bonariensis) é uma ave passeriforme da família Icteridae. Os machos de tais animais possuem uma coloração azul-violeta brilhante, enquanto as fêmeas são totalmente negras e menos reluzentes. O chupim é conhecido pelo hábito de colocar seus ovos no ninho de outras aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los como filhotes. Por isso acabou virando sinônimo de aproveitador. Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário